quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Dicas: Curriculo, Iniciativa, Apresentação e Entrevista

Uma boa apresentação e um currículo bem elaborado são chaves para abrir as portas de um novo emprego
O ano de 2007 já está no fim. Neste período, o mercado de trabalho dá uma natural retraída nas contratações. Se você está pensando em trocar de emprego ou ainda não conseguiu se recolocar no mercado, aproveite as festas de fim de ano e prepare-se para os novos ventos de 2008. O JT Empregos dá algumas dicas de como se sair melhor na busca de uma nova colocação.



Currículo
O primeiro passo para tentar o desejado emprego é a boa elaboração de um currículo. Nada de preencher esses currículos ‘préprontos’ que se encontram em bancas de jornais e revistas. Monte um currículo com a sua cara, mais personalizado.Para as vagas consideradas operacionais – mensalistas ou horistas–, deve-se colocar apenas os dados básicos, com o nome, endereço e telefone, além da escolaridade, cargos ocupados anteriormente e o tempo de permanência nos outros empregos.Se o candidato quer uma vaga técnica ou atuar como supervisor, é necessário passar informações mais específicas, com detalhes das atividades desenvolvidas no emprego.Há ainda os que pretendem exercer funções em gerência, direção, ou presidência de empresas. Esses precisam se preocupar mais em colocar informações complementares no currículo, além dos dados escolares e profissionais,como cursos complementares, pós-graduações, viagens internacionais, etc.Mas há uma regra que serve para todos os casos: nenhum currículo deve conter mais do que duas páginas. Seja simples e objetivo. Nenhum chefe de setor ou executivo que se preze tem tempo (ou vontade) de ler calhamaços de informações periféricas.Detalhe importante: não se usa mais colocar o título ''CurriculumVitae’ou‘Currículo’ no alto da página. Comece com o nome completo da pessoa, em negrito. Em seguida, informe a idade e não a data de nascimento. Coloque o endereço completo, com todos os complementos, e os números de telefones para contatos (fixosecelulares) e e-mail, se tiver.Não se usa mais informar números de documentos, como CPF, RG e outros, pois esses dados só são relevantes na hora de ser efetivado na vaga. Descreva o objetivo profissional, o cargo a que você está se candidatando ou suas áreas de interesse.Quando estiver enviando um currículo em resposta a algumavaga, é aconselhável que se preencha o campo exatamente como está no anúncio.Detalhe conhecimentos, habilidades e atitudes no campo de trabalho e lembre-se de relatar alguns resultados que conquistou nos últimos tempos.Não liste todos os lugares em que se estudou e todos os cursosfreqüentados; comece pelo mais recente e o de maior peso.Como experiência profissional, o candidato deve apresentar asempresas onde trabalhou, em qual período e por quais cargospassou.Não é necessários colocar fotografia, datar ou assinar o currículo, e pretensão salarial só deverá ser incluída se for solicitada pelo contratante.


Iniciativa
Uma das características mais valorizadas na hora de se avaliar um candidato a uma vaga de emprego é a ‘iniciativa’. Não basta, simplesmente, mandar currículos para Deus e o mundo e esperar sentado. Tente, sempre que possível, visitar a empresa e conversar com os responsáveis, mostrar dinamismo e interesse pela estrutura da mesma. Especialistas do mercado de trabalho afirmam que os patrões, geralmente, gostam de funcionários pró-ativos, ou seja: aqueles que demonstram iniciativa e se atiram com mais afinco na busca de oportunidades.Uma boa dica é descobrir o nome do funcionário responsávelpelo setor no qual se deseja trabalhar e pedir uma oportunidade diretamente a ele.Caso não seja possíveltelefonar e conversar com o chefe do setor – ou se não conseguir conversar com o responsável pela área – vale enviar um e-mail explicando a situação ou mesmo uma carta de apresentação, na qual se expresse interesse em trabalhar na empresa, além de mostrar sua experiência profissional.Isso causa uma boa impressão, e, mesmo se não houver vagas no momento, o encarregado poderá lembrar-se do candidato quando surgir alguma oportunidade.


Apresentação
Lembre-se também que uma boa apresentação logo de cara conta muito, portanto, cuidado na hora dese apresentar à empresa. Uma entrevista para emprego, principalmente para cargos mais gabaritados, exige certas regras na hora de se vestir. A aparência ainda conta muitos pontos diante do empregador.Não use roupas de cores berrantes, pois podem passar a impressão de falta de seriedade. Use cores escuras mescladas com tons neutros. Para mulheres, nada de exagero em maquiagem e acessórios. Para os homens, o visual ideal é o básico: costume (conjunto paletó e calça) escuro, camisa(branca ou de cor clara) e gravata. Cabelos bem cortados e unhas bem tratadas também são importantes.


Entrevista

Fale pausadamente. Não se afobe, nem procure falar o maior número de informações possíveis. O ideal é apenas responder o que foi perguntado, sem enrolação. Nunca se deve falar mal ou criticar pessoas durante um teste, pois isso pode parecer uma atitude agressiva. Se questionado sobre os motivos que o levou a deixar a empresa anterior – se for o caso –, é recomendável ser sincero e não se apresentar como vítima.

Um comentário:

xystusvaliente disse...

Best Titanium i phone case - TITNIA.COM
A case blue titanium cerakote for titanium bmx frame the titanium nose stud best of the best – The most powerful Titanium device. The only downside titanium aura quartz is that the casing doesn't titanium nipple jewelry hold